top of page
  • Foto do escritorArthur Gadelha

Negritude Infinita #01: baile ancestral

“Um corpo não é só um corpo. Um corpo é o encontro com outros corpos”

Se a curadoria é, por si só, um elemento essencial para se entender o cinema como pensamento coletivo, esse processo é ainda mais atraente quando se torna indissociável da essência dos filmes que cura, quando suas aproximações (na convergência ou divergência), cumprem o papel de construir novas histórias na mesma proposição da frase acima, incorporada pela linha curatorial da 3ª Mostra Negritude Infinita: encontro de corpos. Na sessão "Linha Umbilical", um olhar de movimento cíclico, e de certa forma solitário, para a ancestralidade do corpo negro guia a aproximação de duas obras experimentais: Papiamento (MG), de Felipe Oladele; e Cavalo (AL), de Rafhael Barbosa e Werner Salles.


Em Papiamento, parte de um projeto maior intitulado "Projeto Atlânticos" na perspectiva da diáspora africana, há o encontro de três corpos imersos num pertencimento à natureza além-humana. Um só corpo que, apesar de móvel (movido de origem), faz parte do que está ao redor: do ar, da água, um elemento próprio, um corpo que também é instrumento de som, memória e comunicação, uma história reinventada dentro desse Brasil realocado. Ainda na introdução do curta, o olhar quieto desse corpo ao redor pelos sons da floresta parece um prelúdio daqueles que saltam do mangue no filme seguinte.


Ainda no prólogo, Cavalo evoca o surgir da humanidade quando filma os galhos do mangue que emergem dos rios. O caminhar sobre o emaranhado, o batizar na lama. O corpo negro, origem do ser humano, banhado num ritual de vento, canto, gritos e milagres faz com que Cavalo se apresente lentamente como uma experiência onírica e experimental sobre as identidades veladas desse Brasil. Reunindo artistas alagoanos para projetar suas ancestralidades, o filme mescla ficção, documentário, performance e musical de forma pouquíssima óbvia. Numa cena o banho na lama, na outra um passeio por um mercado urbano, um show escondido, um ritual religioso, uma entrevistada sob luz de palco, de filmagens profissionais a caseiras. Esse aspecto camaleônico leva ao espectador uma percepção de constante reinvenção apesar das poucas certezas.



Quando essa história ancestral invade o presente, invade também a "realidade". De repente, o jogo é documentar a ficção ou destrinchar a performance? Essa dubiedade vai sustentando uma busca de sentimentos sobre o corpo convertido no seu próprio movimento, na dança "sem dúvidas", como revela uma das artistas sobre sua devoção com a linguagem. Quando o teatro busca o impulso pela manifestação pura do corpo, essa viagem leva minhas sensações para Inabitáveis (ES), de Anderson Bardot - aqui, se não pautado pelo desejo, mas guiado pela efusão da identidade, de certo expurgo, respiro. Nesse jogo de construção, Cavalo também precisa negar uma "ancestralidade" imposta pela opressão dogmática. Não à toa toa quando a proteção cristã surge de forma naturalizada na fala de uma das personagens, o discurso se opõe em seguida na figura de uma Eva revoltada com a culpa que carrega na crença católica por uma tola desobediência.


Esses dois encontros iniciais da 3ª Mostra Negritude Infinita, felizmente, não caminha para respostas. A fuga final da artista que irrompe até o vazio do cenário com um grito de pânico ou epifania, deixa as sensações ainda mais à flor da pele, uma percepção emergente de que esses sons da natureza, da cidade, dos corpos, são sons infinitos.


Esse texto faz parte da cobertura da 3ª Mostra Negritude Infinita

bottom of page