top of page
  • Foto do escritorEnsaio Crítico

Filme baiano vence Melhor Filme no Festival 'Mar Del Plata'

NOTÍCIA "Saudade fez morada aqui dentro" é o terceiro filme brasileiro a vencer o prêmio máximo do festival argentino.

Saudade fez morada aqui dentro, de Haroldo Borges, levou o troféu Astor Piazzola do Festival de Mar del Plata, com cinco prêmios, incluindo o de melhor filme na escolha do júri oficial e também do público. Essa é a terceira vez que o cinema brasileiro obtém o prêmio máximo - a primeira foi em 1970 com Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade e a segunda foi em 2003, quando Domingos Oliveira levou o prêmio com Separações. 


Saudade fez Morada Aqui Dentro conta a história de Bruno, um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.


“Depois desses últimos anos de sombras, onde parte da nossa sociedade parece ter ficado cega, queríamos contar uma história capaz de resgatar o afeto, a esperança, a empatia, a capacidade de olhar pro outro”, diz Haroldo Borges. O filme conta ainda com produção de Paula Gomes, diretora do documentário João e o Circo Sem Lona.

O festival de Cinema de Mar del Plata acontece na Argentina, sendo reconhecido no mesmo patamar como Cannes, Berlim, Veneza e San Sebastian. Sua primeira edição foi em 1954 e, desde então, veio se consolidando como um espaço de grande relevância para o cinema internacional. Nessa edição, foram exibidos filmes de diretores como Guillermo del Toro, Lucrécia Martel e Santiago Mitre. Após a participação no festival, Saudade fez morada aqui dentro fará sua estreia na Ásia e Europa e deverá estrear em salas de cinema no Brasil em 2023.


Na 37ª edição do festival, o filme baiano venceu os seguintes prêmios: Melhor Longa-metragem, Prêmio do Público, Menção Especial pelo trabalho com o elenco, Prêmio Humanista SIGNIS e Prêmio de Melhor Montagem concedido pela EDA (Asociación Argentina de Editores Audiovisuales).

bottom of page